O Plano de Governo para a reeleição de Marquinhos Trad (PSD) dispõe de metas que envolvem a socialização, inclusão e acessibilidade. Entre elas, a ampliação de políticas públicas para pessoas com deficiência.
“Vamos garantir a acessibilidade nos espaços públicos de esporte e lazer e adaptar as principais vias e calçadas da cidade, intensificando as vistorias e notificações, conforme o Guia de Boas Práticas para Construção de Calçadas”, explicou Marquinhos.
Para o aprendizado e a cultura, o atual chefe do executivo municipal vai implantar a biblioteca digital acessível, na já conhecida biblioteca pública Ana Luiza Prado Bastos, no Horto Florestal. Segundo assessoria, pensando na inserção, autonomia e em assegurar a igualdade, o App auxilia os deficientes visuais e cadeirantes na utilização do transporte público. Por meio de tablets instalados em toda a frota do transporte coletivo, a ferramenta oferece total integração entre o usuário e motorista, deixando mais fácil e preciso o embarque de pessoas com necessidades especiais. Hoje, 100% da frota do transporte público tem elevadores para cadeirantes.
Os terminais de ônibus estão sendo reformados para que sua estrutura se adeque às necessidades dos portadores de deficiências. Estão sendo implantadas placas com linguagem para deficientes auditivos “braile”, bebedouros acessíveis, piso tátil, mapa tátil nas entradas com informações, rampas de acesso e plataformas de embarque e desembarque.