Pesquisas encomendadas por PT e PMDB demonstram resultados distintos, convenientes aos contratantes das empresas de coleta de dados. Os índices referem-se às intenções de voto para candidatura ao governo do Estado em 2010. Na petista, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca, empata com André Puccinelli e o atual governador vence na peemedebista.
A Tendência (da Capital) realizou a pesquisa em todos os 78 municípios do Estado para o PMDB e uma empresa mineira fez o levantamento para os petistas em 52. A primeira ouviu 19.004 pessoas, a segunda, 2004.
A avaliação da Tendência Pesquisa indica que André Puccinelli teria 50% das intenções de voto, contra 31,3% de Zeca do PT (PT), 5,5% de Pedro Pedrossian (PTB) e 1,7% de Yara Costa (PMN). Transformado esse resultado em votos válidos, método usado pela Justiça Eleitoral, André alcança 56,4% e Zeca fica com 36% dos votos válidos. Pedrossian e Yara teriam, respectivamente, 6,2% e 1,9%.
O eventual candidato petista é o mais rejeitado. Um total de 27,5% dos eleitores de Mato Grosso do Sul declararam que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição do atual governador é menos do que a metade do índice de Zeca: 13,3% dos eleitores anunciam que não votariam no candidato peemedebista.
Yara Costa fica na segunda colocação sendo rejeitada por por 16,3% dos eleitores. Já o ex-governador Pedro Pedrossian tem 12,9% de rejeição.
Pesquisa petista
O atual governador André Puccinelli (PMDB) e o ex-governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, aparecem empatados com 38% das intenções de voto na pesquisa estimulada encomendada pelo PT, realizada pela empresa de Minas Gerais, Multidados. Em terceiro lugar, a senadora Maria Serrano (PSDB) recebeu 10% das intenções.
Já na pesquisa espontânea, André lidera com 32%, seguido de Zeca, 23%, e Marisa, 1%.
Zeca é quem tem mais rejeição entre os três nomes indicados pela pesquisa; 23% dos entrevistados disseram que não votaria no ex-governador. Em segundo, Marisa tem 25% de rejeição, e André, 18%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 25 de novembro em 52 municípios do Estado. Foram entrevistadas 2004 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.
Na disputa direta entre o governador André Puccinelli e o ex-governador Zeca do PT, o candidato petista venceria com 49% dos votos, enquanto o atual governador receberia 45%, conforme aponta a pesquisa.
De acordo com um dos proprietários da empresa de pesquisa, Marco Aurélio, uma das metas do serviço é analisar o cenário próximo à eleição, por isso, eles apresentam o quadro de cada candidato, com os apoios políticos.
Contando com o apoio da pré-candidata à Presidência da República ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Zeca do PT receberia 48% dos votos, enquanto André Puccinelli teria 46%, o que pode ser considerado um empate técnico, mediante a margem de erro.
A pesquisa apontou que o PT é líder em Mato Grosso do Sul, tanto no quesito aceitação, com 26%, quanto na rejeição, com 12%.
O PMDB aparece em segundo, entre os preferidos com 15%, e com 7% de rejeição entre os entrevistados.
Por: Marcelo Eduardo e Reginaldo Rizzo – (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
André Puccinelli e Zeca aparecem empatados em pesquisa encomendada pelos petistas