Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Domingo, 24 de Julho de 2022, 10:55 - A | A

Domingo, 24 de Julho de 2022, 10h:55 - A | A

Ranking

Pesquisa Ranking mostra Puccinelli liderando, mas com Trad na cola

Rose Modesto e Eduardo Riedel estão próximos e briga pelo segundo turno está aberta

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Período de convenções começa na próxima semana e esquenta cenário político em MS

André Puccinelli, Capitão Contar, Eduardo Riedel, Giselle Marques, Marquinhos Trad e Rose Modesto

Nova pesquisa eleitoral para o Governo do Estado mostra que a disputa para chegar ao segundo turno está acirrada entre os quatro principais candidatos. Levantamento feito pelo Instituto Ranking e divulgado neste domingo (24) coloca o ex-governador André Puccinelli (MDB) na frente, mas tecnicamente empatado com Marquinhos Trad (PSD). 

 

Foram entrevistados três mil eleitores acima de 16 anos em 30 municípios do Estado entre os dias 19 e 23 de julho de 2022. A margem de erro máxima estimada é de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE e foi encomendada pelo site MGS News.

 

Foram testados três cenários de primeiro turno na pesquisa estimulada. Com todos os pré-candidatos, Puccinelli está na frente, com 20,6%, mas empatado na margem de erro com Marquinhos Trad, com 19%. Esse, por sua vez, está tecnicamente empatada com Rose Modesto (União Brasil), que foi citada por 16,3% dos entrevistados e com Eduardo Riedel (PSDB), com 16%. Capitão Contar (PRTB) tem 4%, Giselle Marques (PT) tem 3% e Adônes Marcos (PSOL), 0,5%.

 

Na pesquisa espontânea (não são apresentados os nomes dos candidatos), Puccinelli tem 16,7%, Marquinhos 15,3%, Rose 10,9% e Riedel 10,6%. 

 

Nas duas situações, chama atenção o número de pessoas que não citaram nenhum candidato, o que aumenta a incerteza sobre quem pode estar no segundo turno. Na estimulada, 20% dos entrevistados disseram votar em branco, nulo ou ainda estarem indecisos. Na espontânea, esse percentual mais que dobra, chegando aos 41,2%.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS