Foto: Patrícia Mendes

Mara Caseiro lembrou que os produtores rurais do estado promoveram recente leilão com o objetivo de levantar recursos para financiar
A deputada estadual Mara Caseiro (PT do B) durante sessão plenária realizada ontem quinta-feira (17) convocou o Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) a investigar uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que promove uma espécie de “vaquinha virtual” em apoio ao povo Guarani Kaiowa.
A coleta do dinheiro está acontecendo por meio do site “Vakinha” (www.vakinha.com.br), e o objetivo inicial é arrecadar R$ 5 mil. Até o momento, R$ 2050 foram arrecadados. A preocupação da deputada é que esse recurso realmente chegue às comunidades indígenas, que sofrem com a pobreza nas aldeias.
“Quem é esse coletivo? Acho que nossa comunidade indígena precisa e muito de investimentos, mas será que este recurso chegará a essas comunidades? Porque há recursos internacionais, oriundos de organizações internacionais, que são enviados ao CIMI com a mesma finalidade, mas essa melhoria não tem chegado aos povos indígenas, que vivem na miséria”, disparou a parlamentar, referindo-se ao Conselho Indigenista Missionário, alvo de pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa.