O deputado estadual Junior Mochi (PMDB) participou nesta segunda-feira (08) do 1º Encontro de Gestores Municipais Consorciados, realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Dentre os assuntos em pauta, foram abordadas questões como o saneamento básico e a correta destinação dos resíduos sólidos, bem como uma explanação sobre o que pode ser consorciado entre os municípios.
Como fundador e primeiro presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), o deputado estadual Junior Mochi disse que firmar consórcio entre os municípios é uma maneira de economizar recursos, baratear preço dos produtos e serviços e como consequência promover o desenvolvimento de uma região.
“É uma maneira organizada de conseguir captar recursos e resolver os problemas que afetam os municípios”, explicou.
De acordo com o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), o objetivo da entidade é trabalhar o fortalecimento dos consórcios, levar assessoramento para as regiões e firmar banco de projetos para atender os municípios.
Durante o encontro se pronunciaram os presidentes do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema), prefeito de Jardim, Marcelo Henrique de Mello; do Consórcio Municipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (Conisul), prefeita de Eldorado, Marta Araújo; do Conselho Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (Cideco), prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas; e do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina.
Além disso, houve palestras com os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT) e com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Pedro Teruel.