Campo Grande Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Política Quinta-feira, 10 de Março de 2016, 12:58 - A | A

Quinta-feira, 10 de Março de 2016, 12h:58 - A | A

Suspeito

Lula é denunciado pelo MP por lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e falsidade ideológica

A denúncia foi apresentada nesta quarta pelo promotor Cássio Conserino, que comanda as investigações contra o petista

Gilmar Lisboa
Capital News

Veja

Mais um imóvel usado por Lula será investigado pela PF

Decisão de denunciar ex-presidente partiu nesta quarta-feira de MP de São Paulo

O ex-presidente Lula foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo nesta quarta-feira (9) pelos crimes de lavagem de dinheiro, na modalidade de ocultação de patrimônio, e falsidade ideológica.
Segundo o site da revista Veja, a denúncia foi apresentada ontem à tarde pelo promotor Cássio Conserino, que comanda as investigações contra o petista.


A reportagem diz que outras quinze pessoas, incluindo a ex-primeira-dama Marisa Letícia e Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, um dos filhos do casal, também foram acusadas.


Segundo o MP paulista, Lula é o verdadeiro dono do tríplex no Guarujá (SP), reformado pela construtora OAS. Em entrevista à revista VEJA em janeiro deste ano, Conserino já havia informado que havia indícios suficientes para apresentar denúncia contra o ex-presidente, lembra a reportagem.


O site de Veja lembra que Lula recusou-se por duas vezes a depor na investigação. Nas últimas semanas, a defesa de Lula encaminhou informações por escrito ao promotor de São Paulo e conseguiu um habeas corpus no Tribunal de Justiça do Estado, depois de recorrer também ao Conselho Nacional do Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal contra o promotor.


O site ressalta que a denúncia contra o ex-presidente decorre da investigação de fraudes em negócios realizados pela Bancoop, cooperativa habitacional de bancários que deu calote em seus associados enquanto desviava recursos para os cofres do PT.


A Bancoop, recorda o site, quebrou em 2006 e deixou quase 3.000 famílias sem seus imóveis, enquanto viam, inermes, petistas estrelados receber seus apartamentos.


Em abril do ano passado, a revista Veja revelou que, depois de um pedido feito por Lula ao então presidente da OAS, Léo Pinheiro, seu amigo do peito condenado a dezesseis anos de prisão no petrolão, a empreiteira assumiu a construção de vários prédios da cooperativa.

 

O favor, assinala o site de Veja, garantiu a conclusão das obras nos apartamentos de João Vaccari Neto, aquele mesmo que, até ser preso pela Operação Lava-Jato, comandou a própria Bancoop e a tesouraria do PT.


A OAS assumiu também a reforma do tríplex de 297 metros quadrados no Edifício Solaris, de frente para o mar do Guarujá, pertencente ao ex-presidente Lula e a sua esposa, Marisa Letícia, observa o site, que informa ainda que a OAS desempenhou ainda o papel de "laranja" de Lula, passando-se por dona do tríplex.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS