Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Política Sexta-feira, 15 de Abril de 2011, 08:40 - A | A

Sexta-feira, 15 de Abril de 2011, 08h:40 - A | A

Justiça afasta prefeito de Aquidauana por suspeita desvio de recursos

Eduardo Penedo - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Justiça afastou o prefeito de Aquidauana Fauzi Muhamad Abdul Hamid Suleiman (PMDB) por suspeita de participar de um esquema de desvio público de dinheiro. O pedido do afastamento foi feito pelo promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social da cidade de Aquidauana, José Maurício de Albuquerque e foi acatada pelo juiz da 2ª Vara Cível de Aquidauana, José de Andrade Neto.

Segundo a decisão do juiz, Fauzi Suleiman está oficialmente afastado do cargo de prefeito pelo período inicial de 180 dias.

Segundo o MPE, “há provas dando conta que referida empresa, através de “caixa 2”, contribuiu com R$ 70 mil para a campanha política do então candidato a prefeito Fauzi Suleiman, tendo como contrapartida a promessa do candidato de contratá-la caso ganhasse as eleições”.

Ainda segundo a denúncia, a prefeitura de Aquidauana abriu licitação para contratar empresa de publicidade. O processo atraiu quatro empresas, com vitória da empresa privilegiada.

“As provas demonstram que o processo licitatório foi fraudado desde o início, sendo que todos os esforços feitos pela comissão de licitação, sob orientação do Dr. Péricles Garcia Santos e supervisão do Dr. Douglas de Figueiredo, foi direcionado para beneficiar referida empresa”, sustenta, em nota, o promotor José Maurício de Albuquerque.

Além do prefeito, foram denunciados Paulo César Rodrigues dos Reis (secretário de Saúde), Paulo Sérgio Goulart (secretário de Finanças), Luiza Eliete Flores Louveira da Cunha (secretária de Educação), André Beda (procurador jurídico), Eutiques Julio Savieto (funcionário da prefeitura), Edy Souza Vieira (funcionário da prefeitura) e Douglas Melo Figueiredo, que prestava assessoria jurídica à prefeitura de Aquidauana e é atual prefeito de Anastácio.

O MPE abriu 40 inquéritos civis para apurar denúncias contra a prefeitura de Aquidauana. A maioria delas foram feitas pelo vereador Wezer Lucareli (PPS), com base em relato de Péricles Garcia Santos, ex-assessor da prefeitura.

As denúncias são referentes à prática de peculato, fraudes em processos de licitações, enriquecimento ilícito, aquisição de bens de maneira dissimulada, desvio de verbas públicas, contratação irregular de funcionários, falta de médicos e sucateamento do hospital Dr. Estácio Muniz.

Conforme uma das denúncias, Fauzi Suleiman, Paulo Reis e Douglas Figueiredo teriam adquirido 50% do jornal “Notícias do Estado” - o que serve de Diário Oficial do município - e arrendado a rádio FM Pan por R$ 65 mil.

Defesa

Fauzi afirma que é vítima de uma trama, orquestrada por rivais políticos. Para o prefeito, as denúncias foram feitas com o objetivo de afastá-lo da prefeitura, em uma briga pelo poder.

O governador André Puccinelli (PMDB) disse na noite desta quinta-feira durante a abertura da Expogrande que não acredita no fato. Puccinelli afirmou que Fauzi é um homem de caráter. "Eu não acredito que ele possa estar envolvido", disse.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS