Preocupado com os anseios da população que saiu às ruas pedindo melhorias na saúde, no transporte coletivo e na educação, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, sugeriu que a presidente Dilma Rousseff abra mão de parte da dívida do Estado com a União para que o valor seja convertido em melhorias aos setores que mais necessitam.
“Hoje você chega a um posto de saúde 5 hs com uma criança, um idoso ou uma gestante e o atendimento se estende até às 17 hs. O médico passa uma dipirona e manda o paciente embora para casa”, disse o parlamentar.
Ele fez questão de ressaltar que nos postos de saúde não há medicamentos, existe falta médicos, falta equipamentos e o atendimento precisa ser melhorado. No caso de Mato Grosso do Sul, a saída, segundo o parlamentar, seria a presidente Dilma abrir mão de pelo menos 5% da dívida com a União. “Hoje temos uma dívida com a União que absorve 15% da nossa receita. Se a Dilma anistiasse 5%, que representam cerca de R$ 30 milhões mensais, esse valor poderia ser aplicado, de imediato, na melhoria dos setores que estão na pauta das reivindicações da população”, salientou.
Com apoio dos demais deputados estaduais e da bancada federal, Jerson deve encaminhar a sugestão para a presidente Dilma, mas ressalta que este é um momento em que as decisões devem ser tomadas com “bom senso e equilíbrio”. “Eu não sei como a Dilma verá nossa sugestão. Ela tem responsabilidade sobre a qualidade de vida do cidadão brasileiro e os problemas não estão só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil. Acredito que os demais estados verão essa proposta com bons olhos. É uma sugestão que a meu ver, se acatada, resolve o problema de imediato”. (Fonte: Assembleia Legislativa)