Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Outubro de 2025


Política Terça-feira, 10 de Junho de 2008, 10:16 - A | A

Terça-feira, 10 de Junho de 2008, 10h:16 - A | A

Governador preside nesta terça primeira reunião do Codesul

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)

O governador André Puccinelli (PMDB) preside hoje a primeira reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) em Campo Grande. Participam os governadores Yeda Rorato Crusius (Rio Grande do Sul), Roberto Requião (Paraná) e Luis Henrique da Silveira (Santa Catarina).

Puccinelli fará a abertura como presidente do Conselho. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, auditório Germano Barros do Souza, das 8h às 13h.
Um dos assuntos em pauta deve ser a reforma tributária. Outras questões discutidas entre os técnicos dos governos, no último dia 25 de maio, são a renegociação das dívidas com a União e a recomposição dos custos sociais, ambientais e econômicos da agropecuária para os estados produtores.

Um dos principais assuntos na agenda do Codesul é a proposta de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. Juntamente com ela, a renegociação das dívidas permanece na pauta do conselho. Uma apresentação feita aos técnicos dos governos, na reunião do dia 25, deve ajudar na elaboração de propostas específicas para cada Estado do bloco.

O Banco do Brasil deverá sugerir a assinatura de protocolos de intenções com cada um dos governos estaduais. Dessa forma, seriam feitos estudos conjuntos e simulações em busca de modelos próprios de soluções para os endividamentos.

O terceiro grande tema avaliado pelas equipes técnicas do Conselho foi a recomposição de custos que os Estados sofrem nas áreas sociais, econômicas e ambientais ao produzir para exportação. A desoneração dos produtos agropecuários ajuda a tornar o País mais competitivo, mas os custos reais da produção nem sempre são considerados pela União na hora de compensar os Estados.

Os governos do Codesul pretendem quantificar essas perdas para, então, trabalhar de forma conjunta mecanismos de desenvolvimento regional e negociar os prejuízos com o governo federal. O levantamento da situação em cada um dos Estados está sendo feito por integrantes das secretarias responsáveis pelas áreas da agricultura, produção e meio ambiente.
(Conjuntura On-Line)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS