O governador André Puccinelli participa, nesta segunda-feira (29), da abertura do Seminário “Dependência Química nas organizações de trabalho: efeitos e conseqüências”, promovido pelo governo, por meio da Secretaria de Administração (SAD). O evento começa às 7h50, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O público alvo são servidores públicos estaduais e familiares, e profissionais de recursos humanos.
Segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SAD, serão abordadas questões como prevenção e tratamento aos dependentes químicos, sejam de drogas lícitas - como o álcool e tabaco - ou ilícitas. As abordagens terão apoio de especialistas e instituições públicas, privadas e entidades sócio-culturais.
“A política estadual de recursos humanos visa estabelecer um processo educativo e preventivo na construção de uma consciência coletiva de proteção da saúde dos servidores e da melhoria da qualidade de vida no trabalho”, explica a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Maria Madalena Xavier de Almeida.
O seminário tem por objetivos: promover reflexão e proporcionar aos participantes informações sobre prevenção ao uso do álcool e outras drogas; estimular o interesse dos profissionais que atuam nos órgãos públicos para promover trabalhos de prevenção, encaminhamento e atendimento a usuários e seus familiares; proporcionar uma reflexão sobre os aspectos comportamentais que favorecem o indivíduo recorrer às drogas e ao álcool; discutir, entender e buscar soluções de enfrentamento da dependência química nas organizações de trabalho.
Qualificação profissional
Às 9 horas, também no Centro de Convenções, o governador lança o programa “Construindo Liberdade”, que irá promover a qualificação profissional de apenados do sistema carcerário em Campo Grande. Coordenado pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul e Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), o programa beneficiará 400 pessoas, entre homens e mulheres, dos regimes semiaberto e aberto. O início está previsto para o mês de julho.
O governo pretende, com o projeto, contribuir para a reinserção produtiva e social dos apenados por meio da qualificação social e profissional, realizada durante o cumprimento da pena, e posterior encaminhamento ao mercado de trabalho na construção civil.
O projeto “Construindo Liberdade” tem como entidade executora o Instituto Delta de Educação e parcerias com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher; Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen); Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades; Secretaria de Estado de Educação e o Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de MS (Sinduscon).