Para 2009 Mato Grosso do Sul poderá firmar parcerias comerciais e econômicas com a Argentina e com o Paraguai. Na manhã de hoje, durante o Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), que acontece na Costa do Sauípe, na Bahia, o governador André Puccinelli (PMDB), assinou protocolos de intenções com os governadores do Departamento de Itapúa (Paraguai) e da Província de Santa Fé (Argentina) para a realização de ações integradas.
Em 2009 ele deve assinar o protocolo de intenções com outras duas províncias argentinas: Tucumã e Corrientes. Essas ações integradas englobam vários setores, como comércio, agricultura, pecuária, meio ambiente, entre outros.
O FCCR é um marco para a integração latino americana, já que em um mesmo evento, reúne entre hoje e amanhã 34 chefes de estado – o foro contou inclusive com a presença do presidente Lula – além de abrigar reuniões das três cúpulas de chefes de estado: Cúpula do Mercosul, Cúpula da União dos Países da América do Sul (UNASUL) e Cúpula América Latina e Caribe (CALC).
O Foro é um espaço de articulação subnacional no âmbito do Mercosul e desenvolve atividades que identificam oportunidades de projetos, negócios e cooperação visando a promoção da integração regional sul-americana.
Este mês, termina a Presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul e também o período em que o FCCR foi coordenador pela Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República. Na reunião, a Presidência Pro Tempore Brasileira irá apresentar um balanço e está prevista a exposição da proposta de agenda Presidência Pro Tempore Paraguaia, que vai de janeiro a julho de 2009.