A filiação do secretário estadual de obras Públicas e Transportes, Edson Giroto, ao Partido Republicano está prevista para acontecer na manhã desta quinta-feira, a partir das 10h30, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento deve contar com as presenças de diversas autoridades, entre elas o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot, além do presidente nacional do PR, Sérgio Tame, e dos líderes da sigla no Senado e na Câmara, respectivamente, Luciano Castro e Sandro Mabel, e o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento.
Recentemente, Giroto comentou que recebeu o convite para se filiar ao PR do ministro dos Transportes. “Estou como secretário e aprendi a conhecer Brasília pelas mãos do governador André Puccineli. Isso fez com que o ministro me convidasse para se filiar ao PR. Ele conhece a minha atuação, sempre chorando ou pedindo recursos para mato Grosso do Sul, e antes para a Prefeitura de Campo Grande”, diz o secretário.
Depois de ser convidado a compor o Partido Republicano em Mato Grosso do Sul, Edson Giroto procurou o governador André Puccinelli, para obter a sua opinião. “Conversei com o governador e ele entendeu que o meu nome deve ser levado aos eleitores de Mato Grosso do Sul para constatar se eu posso assumir qualquer cargo político. O deputado estadual Londres Machado também aprovou o meu nome”, comenta.
Giroto deve disputar uma vaga nas eleições de 2010 na Câmara Federal, mas o secretário de Obras de MS ainda é cauteloso e prefere esperar para confirmar qual será seu rumo político. “Estou à disposição do partido. Quem vai decidir qual será o meu futuro político é o PR”, finaliza.
Edson Giroto é um dos homens de confiança de André Puccinelli (PMDB). Ele esteve ao lado do governador quanto este foi prefeito de Campo Grande por duas vezes. Quando se elegeu governador de MS, André Puccinelli “colocou nas mãos” de Edson Giroto a secretaria estadual de obras Públicas e Transportes.