A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liz Derzi de Matos, foi empossada na tarde dessa quarta-feira (25) pelo prefeito Gilmar Olarte. As informações são do portal da prefeitura de Campo Grande.
As prioridades listadas pela secretária para a pasta que passou a ocupar foram: a construção da Casa da Mulher e inserção à rede de proteção às mulheres.
Para profissionais que atuam na área, a ausência da prefeitura, até a data de hoje, fez com que a rede de proteção às mulheres ficasse vulnerável. Esse fator limitou o processo de rompimento do silêncio pelas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e que sofrem de violência doméstica.
Ciente das responsabilidades que terá pela frente, Liz de Matos disse que buscará o apoio da sociedade civil organizada para parcerias e atuação conjunta. “Queremos criar uma grande rede de proteção, com a presença da Câmara Municipal, da Delegacia da Mulher, do Ministério Público, da OAB-MS, das bancadas estadual e federal, enfim, de todos aqueles que queriam ajudar a cuidar e oferecer proteção às mulheres na garantia dos direitos já assegurados e na conquista de novos. Quero superar as expectativas que estão colocando em mim para honrar o convite”, assegurou a secretária.
Na avaliação da vereadora Carla Stephanine, que falou em nome da Câmara Municipal, o momento é oportuno para que a população tente reduzir uma das principais desigualdades entre homens e mulheres, que ela chamou de subrepresentatividade. “Estamos em ano eleitoral, período mais do que apropriado para colocarmos as questões relativas às mulheres em evidência e, mais do que isto, colocarmos mulheres para comporem as bancadas estadual e federal e, desta forma, termos a efetiva defesa dos nossos interesses”, destacou.
Campo Grande ficou um ano e meio sem colocar a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em funcionamento. A subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Thai Loschi, avaliou que “as ações são compartilhadas entre os governos federal, estadual e local. Sem um destes, como era o caso da capital, a rede fica vulnerável e sem a credibilidade necessária para que as mulheres rompam o silêncio e busquem ajuda".
Para o prefeito Gilmar Olarte, nomear a secretária municipal de Políticas para as Mulheres é dar “reconhecimento ao trabalho que visa garantir direitos às mulheres e valorizar as mulheres da nossa cidade”. Assim como a titular da pasta, Olarte conclamou a sociedade a participar da administração municipal. “Queremos a ajuda daqueles que querem trabalhar, construir e somar pelo bem de Campo Grande”, finalizou o prefeito.
Além de amigos e familiares, a posse de Liz Derzi de Matos também contou com a presença de vários secretários municipais, da deputada Mara Caseiro, de membros da família do ex-governador Pedro Pedrossian, da delegada titular da Delegacia da Mulher, Roseli Molina. Durante o evento, também foi empossada a secretária-adjunta, Djanir Corrêa Barbosa.