Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 03 de Março de 2016, 17:34 - A | A

Quinta-feira, 03 de Março de 2016, 17h:34 - A | A

Outra versão

Em nota, Delcídio e sua defesa negam delação que senador teria acertado

A suposta delação do senador foi repercutida pela edição desta semana da revista Isto É

Gilmar Lisboa
Capital News

Marcos Oliveira/Agência Senado

Delcídio do Amaral

Delcídio e sua defesa negam suposta delação que petista teria acertado com procuradores da Lava Jato

Uma nota assinada pelo senador Delcídio do Amaral (afastado do PT-MS) e por seu advogado, Antonio Augusto Figueiredo Bastos, enviada à imprensa na tarde desta quinta-feira (3), desmente matéria divulgada no começo da manhã de hoje pela revista Isto É e que fala de uma suposta delação premiada acertada pelo parlamentar com os procuradores da Lava Jato.

 

 Saiba mais
  Em nota, Lula se apressa em negar participação em irregularidades
  Suposta delação de Delcídio obriga Dilma a convocar reunião de emergência
  Cardozo ironiza acusações de Delcídio e diz que ele não tem credibilidade
  Delcídio teria aceitado fazer delação premiada, diz Isto É

 

Na nota, é citado que “nem o Senador Delcídio, nem a sua defesa confirmam o conteúdo da matéria assinada pela jornalista Débora Bergamasco. Não conhecemos a origem, tampouco reconhecemos a autenticidade dos documentos que vão acostados ao texto. Esclarecemos que em momento algum, nem antes, nem depois da matéria, fomos contatados pela referida jornalista para nos manifestarmos sobre a fidedignidade dos fatos relatados.”

 

A delação

A edição antecipada de Isto É desta semana, que chegou às bancas nesta quinta-feira, diz que Delcídio decidiu firmar acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato.

 

Segundo a Isto É, na deleção, Delcídio planeja relatar aquilo que testemunhou ao longo dos momentos mais dramáticos dos escândalos do governo do ex-presidente Lula e de sua sucessora.
São informações, conforme a publicação, com potencial devastador para o governo de Dilma Rousseff.


A Isto É divulgou documentos que detalham o que pode constar da delação de Delcídio, que teria 400 páginas. Neles, segundo a revista, o senador acusou a presidente Dilma Rousseff de atuar três vezes para interferir na Operação Lava Jato por meio do Judiciário.


Conforme a revista, uma das investidas da presidente Dilma, de acordo com o depoimento de Delcídio, passava pela nomeação do desembargador Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).


"Tal nomeação seria relevante para o governo, pois o nomeado cuidaria dos habeas corpus e recursos da Lava Jato no STJ", teria dito Delcídio à reportagem.


A revista conta que Delcídio pretende contar aos procuradores que a estratégia foi discutida com Dilma no Palácio da Alvorada e que sua tarefa era conversar "com o desembargador Marcelo Navarro, a fim de que ele confirmasse o compromisso de soltura de Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo, da Andrade Gutierrez.

Abaixo, a íntegra da nota do petista e seu defensor:

Em respeito ao povo brasileiro e ao interesse público, o Senador Delcídio do Amaral e a sua defesa vêm se manifestar sobre a matéria publicada na Revista IstoÉ na data de hoje. À partida, nem o Senador Delcídio, nem a sua defesa confirmam o conteúdo da matéria assinada pela jornalista Débora Bergamasco. Não conhecemos a origem, tampouco reconhecemos a autenticidade dos documentos que vão acostados ao texto. Esclarecemos que em momento algum, nem antes, nem depois da matéria, fomos contatados pela referida jornalista para nos manifestarmos sobre fidedignidade dos fatos relatados. Por fim, o Senador Delcídio Amaral reitera o seu respeito e o seu comprometimento com o Senado da República.

 

SENADOR DELCÍDIO AMARAL
ANTONIO AUGUSTO FIGUEIREDO BASTO

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS