Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Julho de 2025


Política Segunda-feira, 24 de Junho de 2013, 16:33 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2013, 16h:33 - A | A

Dilma anuncia “plebiscito” para realizar reforma política

Denis Matos - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Durante encontro com governadores e prefeitos de capitais, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff (PT)anunciou que irá propor plebiscito para a realização da reforma política. A medida foi anunciada por conseqüência dos protestos, em várias capitais e municípios brasileiros, das últimas semanas.

“Vou propor o debate para a realização de plebiscito que autorize um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país necessita”, avisou a presidenta. Ela também avisou que os crimes graves de corrupção sejam considerados hediondos e, voltou a defender a presença de médicos estrangeiros no Brasil.

"O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está. Devemos também dar prioridade ao combate à corrupção de forma ainda mais contundente", avisou.

A presidenta disse, nas entrelinhas de seu discurso, que as recentes manifestações são fruto da melhoria de vida da população, por conta dos anos que o PT, seu partido está no poder, e que isto teria trazido "luz" às manifestações.

Dilma ainda anunciou a criação de um conselho para tratar do transporte coletivo e lamentou que não “há incentivos no metrô no Brasil”. Ainda neste assunto, Dilma diz que irá investir R$ 50 bilhões na mobilidade urbana, sem dar detalhes de onde e para onde irá a verba.

Ela anunciou também a criação de cinco "pactos em favor do Brasil" --entre os temas, responsabilidade fiscal e incentivo ao transporte público.

 

Clique na imagem para acessar a galeria

Governadores (em primeiro plano, Puccinelli) ouvindo a leitura de Dilma
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS