O Trem do Pantanal continua causando polêmicas na Assembléia Legislativa. Na sessão de hoje, o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo usou a tribuna para defender a implantação do trem em Mato Grosso do Sul. "A idéia (do Trem do Pantanal) é, sem dúvida nenhuma, o resgate da indústria turística de Mato Grosso do Sul", afirmou Arroyo. Ele destacou os pontos positivos do empreendimento, como a geração de empregos, o desenvolvimento regional, a preservação do meio ambiente e o resgate histórico e da memória da população sul-mato-grossense.
Sobre as críticas de que o trem não chega ao Pantanal, o parlamentar destacou que a planície pantaneira não está restrita a Corumbá. Ele citou o Alto Pantanal, na região de Aquidauna; a região do Rio Negro, que serviu de cenário para a novela Pantanal; e do Rio Miranda.
Em relação à baixa velocidade do trem, Arroyo citou o trem turístico do Rio Grande do Sul, que registra velocidade máxima de 11 quilômetros por hora. Já em relação à falta de segurança, ele destacou que a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) não teria liberado a viagem, se não houvesse condições mínimas de segurança, feita por dois presidentes da República, o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o paraguaio Fernando Lugo.
Para Arroyo, falar contra o Trem do Pantanal, depõe contra o esforço enorme feito pela divulgação do turismo de Mato Grosso do Sul. Ele citou ainda o gasto de turistas, que oscila entre R$ 362 e R$ 783. Ele disse que o Trem do Pantanal permitirá a criação de mais 30 pacotes turísticos.
Paulo Duarte reafirmou as críticas e destacou que não trabalha contra o lançamento do produto. No entanto, ele criticou o lançamento do Trem do Pantanal no "afogadilho". Ele voltou a criticar a velocidade do veículo. No sábado passado, segundo o petista, a viagem entre Aquidauana e Campo Grande demorou oito horas. O petista frisou que o produto deve ser bom porque a propaganda boca a boca é fundamental para o sucesso do empreendimento. Os dois deputados voltaram a abordar o assunto nas explicações pessoais.