Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 09 de Março de 2016, 11:56 - A | A

Quarta-feira, 09 de Março de 2016, 11h:56 - A | A

Novos citados

Delcídio cita ao menos cinco senadores em delação, relata jornal

Além de Lula e Dilma, petista mira em Aécio e na cúpula do PMDB na delação

Gilmar Lisboa
Capital News

Geraldo Magela/Agência Senado

Senador Delcídio do Amaral

Depois de Lula e Dilma, Delcídio mira principalmente em Aécio e no PMDB

O senador Delcídio do Amaral (afastado do PT-MS) citou pelo menos cinco colegas de Senado em sua delação premiada.

 

Entre eles estão o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Aécio Neves (PSDB-MG), principal nome da oposição e candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014.

 

As informações são de matéria publicada no jornal O Globo desta quarta-feira (9). O jornal carioca diz que confirmou a informação junto a pessoas com acesso ao caso.

 

Segundo a reportagem, os outros citados são da cúpula do PMDB no Senado: Romero Jucá (RR), segundo vice-presidente do Senado; Edison Lobão (MA), ex-ministro de Minas e Energia; e Valdir Raupp (RO). Renan, Jucá, Lobão e Raupp já são formalmente investigados em inquéritos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O acordo de delação de Delcídio, firmado junto à Procuradoria Geral da República (PGR), ainda precisa ser homologado pelo STF, mais especificamente pelo ministro relator da Lava-Jato, Teori Zavascki. O senador petista prestou os depoimentos enquanto esteve preso preventivamente em Brasília, lembra O Globo.

 

Delcídio, suspeito de obstruir as investigações da Lava-Jato, deixou a prisão em 19 de fevereiro, por decisão de Teori. O jornal carioca lembra que a PGR, em dezembro, denunciou o senador ao STF por conta da suspeita de que ele atuou para atrapalhar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

 

Gravações feitas pelo filho do ex-diretor, Bernardo Cerveró, mostraram a atuação do parlamentar nesse sentido, com referências a atuação junto a ministros do STF, pagamentos a Cerveró e plano de fuga do ex-diretor, ecorda o jornal.

 

Nas mãos de colegas

O Globo informa que na delação mantida sob sigilo, Delcídio narrou episódios referentes a colegas de Senado. Sobre Renan, ele teria confirmado a atuação do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) em nome do senador. Inquéritos na Lava-Jato apuram essa relação.

 

No caso de Aécio, diz o jornal, as citações de Delcídio dizem respeito à atuação do tucano numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), cujo detalhamento continua em sigilo.

 

Na semana passada, lembra O Globo, a revelação pela revista “IstoÉ” de trechos do esboço da delação teve forte repercussão política. O governo reagiu às acusações envolvendo a presidente Dilma Rousseff. A principal delas é que Dilma nomeou um ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, para tentar obter a liberdade dos donos das empreiteiras Andrade Gutierrez e Odebrecht.

 

A presidente e o ministro do STJ negaram as acusações. A oposição pretende incorporar trechos da delação ao pedido de impeachment que tramita na Câmara.

 

O jornal carioca avalia que o senador petista fez as declarações mesmo sabendo que depende de seus pares para tentar salvar o mandato. Um processo de cassação foi aberto no Conselho de Ética da Casa. Se for cassado, ele perde o foro privilegiado e passa a ser investigado pela Lava-Jato na Justiça Federal em Curitiba, relata o jornal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS