O parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal sobre o afastamento do prefeito Gilmar Olarte (PP) foi entregue na última sexta-feira (21) na mesa diretora da Câmara Municipal e será analisado somente na quinta-feira (27). Anteriormente havíamos divulgado que o documento seria visto nesta terça-feira (25), porém a assessoria do presidente da Câmara de Vereadores, Mario Cesar confirmou agora no fim da manhã desta segunda-feira (24) que será na próxima quinta-feira (27).
Olarte pode ser afastado do cargo de chefe do executivo municipal por denúncia feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e foi acatado pelo TJ (Tribunal de Justiça). Com essa decisão, o prefeito se tornou réu sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, cabendo aos vereadores deliberarem se ele continua ou não no cargo.
De acordo com o procurador jurídico, Fernando Pineis a solicitação do artigo 23 da Lei Orgânica do Município que determina o afastamento de prefeitos, vice-prefeitos e secretários em caso de tornarem-se réu em ações penais no TJ pelo prazo de 180 dias, é válido. Porém há informações de que já existiu uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) considerando a lei inconstitucional.
Matéria editada as 11h20 para acréscimo de informações

