Terça-feira, 27 de Maio de 2008, 14h:57 -
A
|
A
Base rejeita os requerimentos de convocação da CPI dos cartões
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (JG)
A base governista, maioria na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), rejeitou hoje (27) todos os requerimentos de convocação de funcionários da Casa Civil supostamente ligados à elaboração de dossiê contra Fernando Henrique Cardoso.
Por 12 votos a seis, foi rejeitado o requerimento de convocação do secretário de Administração da Casa Civil, Norberto Temóteo. A CPI também rejeitou o requerimento que pedia a convocação do assistente de auditoria da Secretaria de Controle Interno da Casa Civil Marcelo Veloso Nascimento.
Ele trabalhava com o ex-funcionário da Casa Civil Aparecido Pires e teria participação na elaboração da planilha de gastos sigilosos de Fernando Henrique Cardoso e da então primeira-dama, Ruth Cardoso. Esse pedido foi rejeitado por 11 votos a quatro.
Foi rejeitada também a convocação do servidor do Ministério do Planejamento Nélio Lacerda e do funcionário do Tribunal de Contas da União (TCU) Marco Pólo Simões. Os dois participaram de um almoço no Clube Naval, em Brasília, junto com André Fernandes e José Aparecido, dois dos principais envolvidos no vazamento de suposto dossiê. No encontro, Aparecido teria indicado a secretária-executiva da Casa Civil Erenice Guerra como mandante da organização dos dados.
Diante da dificuldade de obter os depoimentos, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), optou pelo pedido de informações em vez do requerimento de convocação de Maria de La Soledad Bajo Castrillo, chefe de gabinete da secretária-executiva da Casa Civil Erenice Guerra. Ela teria transformado o documento numa planilha contendo gastos de alimentação, bebidas e objetos pessoais de Fernando Henrique. Ainda assim, o requerimento foi rejeitado. (Agência Brasil)