A bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional conseguiu aprovar dez emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. Aprovado nesta terça-feira (17), o projeto garante investimentos federais em obras nas áreas de transporte, como rodovia e ferrovia, infraestrutura urbana e ações de desenvolvimento econômico e de turismo.
De acordo com o coordenador da bancada, senador Waldemir Moka (PMDB), as propostas apresentadas pelos três senadores e oito deputados federais contemplam obras e projetos em quase todas as regiões do Estado, desde a fronteira, passando pelo Sul, Sudoeste, Bolsão e chegando ao Norte.
Moka conseguiu garantir, na última hora, a inclusão de emenda que prioriza as obras do contorno ferroviário de Três Lagoas. “A emenda foi proposta ao mesmo tempo por sete parlamentares do Estado, mas o relator não queria acatá-la. Por fim, entendeu que era um projeto importante para o desenvolvimento econômico do Bolsão e nos atendeu”, explicou.
As emendas apresentadas foram para obras do Aquário do Pantanal, construção de trecho ferroviário entre Maracaju e Cascavel (PR), Pólo das Indústrias Sucroalcooleiras de Dourados, apoio a projetos de desenvolvimento urbano, investimentos em infraestrutura na Sul-Fronteira e adequação de trecho da BR-163, nas divisas com Paraná e Mato Grosso.
Também foram incluídos como investimentos prioritários para 2013 em Mato Grosso do Sul os projetos de adequação da travessia urbana de Dourados, construção e adequação de trechos da BR-163 em Rio Verde e da BR-410 em Aquidauana, apoio à política de desenvolvimento urbano, além do contorno ferroviário de Três Lagoas.