A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) divulgou nesta terça-feira (23), pesquisa realizada pela em parceria com a Ibrape para demonstrar as intenções de votos do eleitorado estadual. O candidato Ricardo Ayache (PT), apresenta um crescimento no percentual com 12%, mas o levantamento para o Senado aponta a candidata Simone Tebet (PMDB) na liderança com 36% de intenção de votos, seguida por Alcides Bernal com 23%.
A pesquisa ouviu 1.244 eleitores em 39 municípios entre os dias 17 a 19 de setembro. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº TSE/BR 00700/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) com o nº TRE/MS 00036/2014, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança de 95%.
De acordo com a pesquisa estimulada, a candidata peemedebista surge na liderança com 36%, seguida pelo candidato Alcides Bernal (PP) com 23%. Em terceiro lugar na pesquisa está Ricardo Ayache (PT) com 12%, enquanto que o candidato Antônio João (PSD) acumula 4% na preferência do eleitorado. Já, em quinto e sexto lugar, estão os candidatos Valdemir do PSTU com 2% e Lucien Rezende (PSOL) com 1%.
Segundo o levantamento, 15% responderam que estão indecisos e 1% afirmaram que votam em branco ou nulo.
Espontânea
A pesquisa também ouviu os eleitores de forma espontânea, ou seja, quando não é apresentada ao eleitor a relação de candidatos que concorrem ao pleito eleitoral. Na espontânea, Simone lidera com 23%, seguida por Bernal com 17%.
Ricardo Ayache permanece em terceiro lugar com 9%, seguido por Antônio João com 2%. Lucien Rezende e Valdemir do PSTU alcançam 1% de intenção de votos cada um. Votos brancos e nulos somam 6%, já indecisos ou não souberam responder o percentual aumenta para 41%.
Rejeição
O levantamento também avaliou o índice de rejeição dos candidatos ao Senado. Com relação à rejeição, Alcides Bernal surge na liderança com 19%, seguido pelo candidato Anônio João com 13%.
Simone tem 11% de rejeição, seguida por Ayache com 9%. Valdemir do PSTU surge com 7% e Lucien Rezende com 5%, e 29% dos eleitores não souberam responder.