Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020, 15:25 - A | A

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020, 15h:25 - A | A

Investimento

Aprovados mais de 1.400 novos leitos de UTI

Só para a região Centro-Oeste, o Ministério da Saúde entregou 99 novos leitos

Norton Soares
Capital News

Novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) foram implementados no ano passado, para atender pacientes os pacientes que chegam em estado grave nos hospitais públicos, ao todo 1.424 novas unidades, um aumento de 39% em relação a 2018, sendo 99 leitos implementados na região Centro-Oeste, entre MS, MT, GO e DF.

 

O Ministério da Saúde informou que foram investidos R$ 185,6 milhões para zerar a fila de pedidos de leitos feitos pelos estados em 2019. A soma agora é de 23 mil leitos de UTI Adulto e Pediátrico em todo o país.

 

Conforme divulgado pela assessoria, o funcionamento de novos leitos deve ser solicitado pelos gestores locais (estados e municípios). A habilitação e a liberação de recursos são feitas mediante apresentação de projetos, que são analisados pelo Ministério da Saúde. O gestor local também tem autonomia para ampliar o número de leitos com recursos próprios, a partir de sua avaliação em relação a demanda/necessidade X capacidade instalada de oferta assistencial.  Já a habilitação de leitos pelo Ministério da Saúde assegura recursos adicionais para o custeio do serviço.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS