Campo Grande 00:00:00 Domingo, 28 de Setembro de 2025


Política Terça-feira, 08 de Setembro de 2009, 09:00 - A | A

Terça-feira, 08 de Setembro de 2009, 09h:00 - A | A

André na frente após nova pesquisa, mas cenário atual levaria Zeca ao 2º turno; Marisa Serrano fica longe

Marcelo Eduardo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Tudo indica um segundo turno nas disputas eleitorais pelo governo do Estado em 2010, conforme o Ibrape, que divulgou mais uma pesquisa sobre a preferência dos sul-mato-grossenses. A diferença entre André Puccinelli (PMDB) – que busca a reeleição – e seus supostos concorrentes seria de um ponto percentual e ele tem menos da metade do gosto popular: 45% contra 46% contra André.

Quem ficaria em segundo lugar José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT) – que quer voltar ao cargo –, que teria 30%.

O instituto ouviu a opinião de 2.830 pessoas entre 27 de agosto e 4 de setembro nas oito regiões do Estado. A pesquisa foi solicitada pelo jornal Correio do Estado.

Na disputa hipotética, o Ibrape colocou como candidatos na intenção de votos estimulada (quando é dada uma lista de nomes para o eleitor escolher), além de André (45%) e Zeca (30%): a senadora Marisa Serrano (PSDB), que ficou com 9% da preferência; o juiz federal Odilon de Oliveira, com 5%; Pedro Pedrossian Filho (o Pepê), com 2%. O índice de pessoas que votariam em branco ou anulariam seu voto soma 3%; e indecisos são 6%. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Se levarmos em consideração os resultados divididos pelas oito regiões de Mato Grosso do Sul, André vence em todas com exceção do Pantanal. Na Capital, onde foi prefeito por dois mandatos, o atual ocupante do cargo de governador vence com a maior diferença: 51% contra 26% de Zeca, 10% de Marisa, 5% de Odilon e 2% de Pedro Pedrossian Filho.

No Pantanal, Zeca do PT lidera: 48% contra 34% de André, 6% de Marisa, 3% de Odilon e 2% de Pedro Pedrossian.

A disputa é apertada também no Sudoeste [região onde fica o município de Porto Murtinho, onde Zeca nasceu]. Lá, são 39% para André e 30% para Zeca. Marisa também cresce, fica com 14%. Odilon tem 9% e Pedro Pedrossian Filho tem 3%.

Na segunda maior região do Estado, a Grande Dourados, mais André na frente. O governador fica com 48% e Zeca com 27%. Marisa tem 7% e é ultrapassada por Odilon, que tem 10%. Pedrossian Filho também cai e fica com 1%.

No Cone Sul (extremo sul do Estado), André recebe 49% da preferência e Zeca 28%. Odilon novamente à frente de Marisa (6% contra 5%) e Pedrossian Filho com 3%.
No Vale do Ivinhema, André tem 44% das intenções de voto e Zeca tem 28%. Marisa tem seu maior percentual dentre todas regiões, 13%. Odilon tem 4% e Pedrossian Filho tem 2%.

No Norte do Estado (região de Coxim), André fica com 46% e Zeca com 29%. Marisa com 9%, Odilon com 3% e é ultrapassado por Pedrossian Filho, com 4% e não figurando mais na última posição.

No Bolsão (terceira região mais rica do Estado, onde fica Três Lagoas), André tem 48% das intenções de voto e Zeca tem 29%. Marisa tem 6% e Odilon possui 2% tendo novamente Pedrossian Filho à sua frente, com 3%.

Somente três candidatos

Em um segundo cenário hipotético, com somente os nomes de três supostos candidatos, André continua na frente. André fica com 48% dos votos, Zeca com 31% e Marisa com 11%. Outros 4% não votariam em nenhum deles e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Segundo Turno

Caso houvesse necessidade de uma “prorrogação” via segundo turno, André venceria Zeca com 54% contra 34% dos votos.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS