Terminou na última segunda-feira (19) o prazo para regularização do título de eleitor para quem deixou de votar em três eleições seguidas sem justificar a ausência ou pagar a multa. Mais de 90 mil eleitores de Mato Grosso do Sul estão com o documento passível de cancelamento, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A lista definitiva de cancelamentos será divulgada pelo TSE no dia 3 de junho. Até lá, os dados seguem em análise pela Corregedoria-Geral Eleitoral e ainda podem sofrer alterações. Quem estiver com o título cancelado precisará regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.
A regularização pode ser feita em um cartório eleitoral ou pelo Autoatendimento Eleitoral no site do TSE. Será necessário apresentar documentos e quitar eventuais débitos. No entanto, o simples pagamento das multas não basta — é preciso fazer a solicitação formal de regularização.
O cancelamento do título impede o eleitor de votar e pode causar outras restrições, como dificuldade para emitir passaporte, assumir cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino. A consulta sobre a situação eleitoral está disponível online, sem necessidade de comparecer presencialmente.