A Secretaria Estadual da Cidadania (SEC) vai formar o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) do programa MS Sem Racismo. O grupo contará com representantes da Saúde (SES), Educação (SED), Segurança Pública (Sejusp), Ministério Público e Universidade Estadual (UEMS).
A iniciativa, coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, visa prevenir e combater o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância no estado. A meta é criar uma rede de ações coordenadas para enfrentar essas questões.
A subsecretária Vânia Lúcia Baptista Duarte destacou que o grupo reunirá diversas instituições para articular medidas que fortaleçam a justiça racial, os direitos humanos e promovam uma sociedade mais justa e igualitária em Mato Grosso do Sul.
Lançado em abril, o programa MS Sem Racismo busca enfrentar o racismo estrutural e institucional, garantindo os direitos das populações negras, indígenas, quilombolas e outros grupos étnico-raciais historicamente discriminados.