A senadora Soraya Thronicke, agora do Podemos-MS, solicitou nesta quinta-feira (29) o afastamento do deputado André Fernandes, do PL-CE, e de outros parlamentares investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). A CPMI tem como objetivo investigar os atos golpistas ocorridos no dia 08 de janeiro. Soraya argumenta que os parlamentares investigados não devem permanecer na comissão, assim como ocorre com membros da magistratura e do Ministério Público em casos em que possa haver parcialidade por parte da autoridade judicial.
Um dos motivos apresentados para a substituição dos parlamentares é a impossibilidade de compartilhamento de provas entre o STF e a CPMI. A participação dos investigados está criando obstáculos aos trabalhos da CPMI, uma vez que os pedidos de compartilhamento de provas entre as duas instâncias estão sendo negados devido às diligências em andamento, o que poderia comprometer o andamento das investigações, segundo Thronicke.
Além disso, a senadora ressalta a importância da imparcialidade e levanta preocupações sobre a credibilidade e a possibilidade de anulação dos trabalhos da CPMI caso algum interessado alegue os impedimentos descritos no requerimento. Thronicke destaca que isso acarretaria graves prejuízos econômicos para o Congresso Nacional e políticos para o país, que precisa investigar, processar e punir os responsáveis pelos acontecimentos de 08 de janeiro de 2023.
O documento também solicita que o requerimento seja incluído na pauta da próxima sessão deliberativa da CPMI.