O deputado estadual Pedro Kemp (PT) celebrou o recente acordo no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode ser um passo decisivo para resolver os conflitos sobre a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul neste Governo do Presidente Lula. Durante sessão na Assembleia Legislativa, Kemp se emocionou ao relembrar a luta da comunidade Guarani Kaiowá pela Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, ressaltando que a conquista da terra se tornou uma realidade após o sacrifício do jovem Neri Guarani, que perdeu a vida em confrontos na região. “Foi preciso que ele derramasse o seu sangue para que seu povo pudesse entrar definitivamente na sua terra”, afirmou o parlamentar.
O acordo estipula que, uma vez realizada a compra da área, os proprietários rurais terão 15 dias para desocupar o local, permitindo que a comunidade indígena tome posse da terra. Além disso, o pacto prevê a extinção de todos os processos judiciais relacionados a litígios sobre a demarcação da Terra Indígena. Segundo Kemp, a decisão do STF representa uma nova esperança para a comunidade, que poderá celebrar sua história e resistência de forma digna, simbolizando o início de um processo mais amplo de resolução dos conflitos fundiários que afetam os povos indígenas no estado.
Uma cerimônia religiosa e cultural está programada para o próximo sábado, 28 de setembro, em homenagem a Neri Guarani, reunindo cerca de 300 pessoas da comunidade indígena. O evento será acompanhado pela Funai e pela Força Nacional, marcando um momento de unidade e celebração para a comunidade Guarani Kaiowá, que agora vislumbra a possibilidade de retornar à sua terra natal e relembrar a luta de seus ancestrais em busca de reconhecimento e direitos.