Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025


Legislativo Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025, 16:26 - A | A

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025, 16h:26 - A | A

Câmara dos Deputados

Deputados de Mato Grosso do Sul apoia lei que pune com mais rigor falsificação de bebidas

Projeto prevê até 15 anos de prisão e segue agora para o Senado

Viviane Freitas
Capital News

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (28), em Brasília, o projeto de lei que aumenta as penas para quem adulterar bebidas ou alimentos e provocar a morte de consumidores. O texto, relatado pelo deputado Kiko Celeguim (PT-SP), estabelece reclusão de 5 a 15 anos e torna o crime hediondo. A proposta foi votada após a morte de 15 pessoas por intoxicação com metanol e agora segue para análise no Senado Federal.

O projeto também altera a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, obrigando fabricantes de bebidas alcoólicas a recolher garrafas de vidro não retornáveis. Além disso, autoriza o governo a implantar um sistema de rastreamento da produção e circulação de bebidas, com o objetivo de combater o mercado clandestino e aumentar o controle sobre o setor.

Entre os oito deputados federais de Mato Grosso do Sul, sete votaram a favor da proposta: Marcos Pollon (PL), Rodolfo Nogueira (PL), Luiz Ovando (PP), Humberto “Beto” Pereira (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB) e Camila Jara (PT). O deputado Vander Loubet (PT) se absteve da votação por estar em recuperação de cirurgia.

De acordo com o relator, “a proposta busca coibir práticas criminosas que colocam em risco a vida das pessoas e punir de forma mais rigorosa quem lucra com a falsificação de produtos”. O texto ainda prevê a proibição de atuar em atividades do setor para condenados por adulteração dolosa e reduz a pena de falsificação de cosméticos e saneantes para o mesmo patamar aplicado a bebidas e alimentos — de quatro a oito anos de prisão.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS