Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta terça-feira (13), o deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) usou a tribuna para destacar os avanços estruturais e as garantias de eficiência pública com o leilão da Rota da Celulose. O projeto abrange importantes rodovias federais e estaduais: BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395.
De acordo com Caravina, a concessão vencida pelo Consórcio K&G Rota da Celulose apresentou o maior desconto entre as propostas, com redução de 9% sobre o valor do pedágio, e traz um novo modelo de operação rodoviária para o Estado. “Diferente do que ocorreu com a BR-163, onde as obras foram deixadas inacabadas e os usuários arcavam com pedágios elevados, a Rota da Celulose representa uma concessão moderna, equilibrada e com foco no usuário”, afirmou.
Um dos diferenciais destacados pelo parlamentar é a exigência contratual de conclusão integral das obras, com a criação de uma conta centralizadora para garantir a destinação correta dos recursos. “A fiscalização será feita pelo próprio Governo do Estado, o que dá mais segurança à população quanto à aplicação dos investimentos e ao cumprimento das etapas previstas”, explicou.
Além disso, Caravina chamou atenção para o uso de tecnologias de ponta no sistema de pedágio, como o modelo free-flow (fluxo livre), que permite a cobrança eletrônica automática, sem a necessidade de praças físicas, reduzindo filas e evasões. O sistema será complementado com balanças dinâmicas para pesagem de veículos em movimento, promovendo mais fluidez e segurança nas estradas.
Outro ponto importante é o mecanismo de compartilhamento de risco de demanda. “Com esse modelo, a concessionária assume variações de tráfego de até 10%. Acima disso, há uma compensação mútua. Se houver crescimento significativo no número de veículos, o usuário será beneficiado com tarifas menores ou mais investimentos”, detalhou o deputado.
A nova concessão garante a execução de serviços de manutenção, conservação, duplicações, terceiras faixas e obras de segurança viária ao longo de mais de 870 quilômetros de rodovias. “A Rota da Celulose é um divisor de águas na política de concessões rodoviárias do nosso Estado e reflete um novo tempo de compromisso com a infraestrutura, o desenvolvimento e o cidadão sul-mato-grossense”, concluiu Caravina.