Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 16 de Setembro de 2025


Legislativo Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 14:43 - A | A

Terça-feira, 16 de Setembro de 2025, 14h:43 - A | A

AUXÍLIO

Câmara destina emendas para aquisição de fraldas e insumos para mães atípicas

Ao todo, 15 emendas impositivas, somando R$ 535 mil, foram direcionadas para a compra do material

Flávio Veras
Capital News

Os vereadores de Campo Grande aprovaram, em sessão plenária, uma série de projetos de lei que incluem desde destinação de recursos para mães atípicas até mudanças no IPTU e concessão de honrarias.

Ao todo, 15 emendas impositivas, somando R$ 535 mil, foram direcionadas para a compra de fraldas e insumos destinados a pessoas com deficiência. Os valores serão repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Parte dos recursos está prevista no Projeto de Lei 12.073/25 e o restante no Projeto 12.072/25, ambos de autoria da Mesa Diretora. O presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy, destacou que as emendas foram transformadas em coletivas para atender reivindicações de mães atípicas.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 981/25, que atualiza regras de edificabilidade e critérios do IPTU para imóveis em loteamentos fechados. A proposta do Executivo recebeu emendas parlamentares após audiência pública e parecer técnico. Entre as alterações, está a retirada de artigo que aumentaria a alíquota de 0,50% para 0,75% do valor venal de imóveis não edificados. Outro ponto assegurou a manutenção da alíquota de 1% para moradores de condomínios fechados durante sete anos, evitando reajustes previstos para três anos.

Em segunda discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.802/25, da vereadora Luiza Ribeiro, que obriga a instalação de bebedouros em praças e parques públicos. Já o Projeto 11.892/25, do vereador Dr. Victor Rocha, institui o programa “Voluntários da Saúde”, com ações educativas, preventivas e de triagem em saúde física e mental realizadas por profissionais e estudantes da área.

No campo das homenagens, foi criada a “Medalha Irmã Silvia”, destinada a profissionais de saúde que se destacam por serviços relevantes ao município, proposta pelos vereadores Dr. Victor Rocha e Dr. Lívio. Também foram aprovados decretos legislativos concedendo a Medalha “Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca” ao delegado André Matsushita Gonçalves; o título de “Visitante Ilustre” ao pastor Fábio Romero do Nascimento; e ao maestro André Luís da Silva Rosa, da Orquestra Filarmônica Music&Hope.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS