O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com 1.840 vagas abertas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, destinadas a estudantes que estão concluindo o 9º ano em 2025. As oportunidades abrangem 10 municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas terão início no primeiro semestre de 2026.
Metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas ou em instituições comunitárias conveniadas ao poder público e que atuam no âmbito da educação do campo. Os outros 50% são destinados a alunos da rede particular de ensino.
As inscrições seguem até 8 de outubro, conforme o edital, com taxa de R$ 20 a ser paga até 9 de outubro via PagTesouro (Pix, cartão de crédito ou boleto). O pedido de isenção pode ser feito até 25 de setembro, no ato da inscrição, por candidatos do 9º ano de escolas públicas ou comunitárias conveniadas ao poder público que atuem na educação do campo, bem como inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Os interessados devem se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS (https://selecao.ifms.edu.br/, onde está disponível o edital com todas as regras.
Estudantes sem acesso à internet podem comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) dos campi do IFMS para utilizar um computador e efetuar a inscrição.