O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um Inquérito Civil para apurar o desabastecimento de medicamentos e insumos, além da paralisação de atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas na Santa Casa de Campo Grande, o maior hospital do estado.
A investigação, conduzida pela 32ª Promotoria de Justiça, que atua na área da saúde pública, tem o objetivo de levantar um panorama da situação, identificar responsabilidades e buscar soluções que assegurem o atendimento à população.
A abertura do inquérito foi motivada por denúncias recebidas pelo MPMS sobre problemas de gestão que afetam diversos setores do hospital. Como parte da apuração, a Promotoria solicitou informações à direção da Santa Casa, à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria de Estado de Saúde. Além disso, reuniões foram convocadas para discutir a situação e propor medidas para resolver os problemas.
Com essa nova investigação, já são 10 procedimentos em andamento na Promotoria de Justiça relacionados à Santa Casa, hospital que é referência no atendimento de casos de alta complexidade em Mato Grosso do Sul. O MPMS segue acompanhando o caso para garantir que a população não fique desassistida e que soluções sejam implementadas o quanto antes.