Membros, servidores e estagiários do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) estão mobilizados para reforçar os estoques de sangue do Hemosul, realizando um mutirão de doações nesta segunda (2) e terça-feira (3). A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Apoio Especial à Saúde (NAES) e pela 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que atua na área da saúde.
Os mutirões contaram com a adesão de integrantes das unidades do MPMS localizadas no bairro Chácara Cachoeira e na Rua da Paz, em Campo Grande. A Promotora de Justiça Daniella Guiotti, coordenadora do NAES, destacou a importância da mobilização coletiva para enfrentar os desafios de saúde pública. "A doação de sangue é um ato essencial e solidário, que salva vidas", disse.
Esta ação é a segunda realizada pelo NAES em 2024, sendo a primeira no dia 19 de agosto. A 32ª Promotoria, sob a titularidade da Promotora de Justiça Daniella Costa da Silva, já planeja um novo mutirão para esta sexta-feira (6). Além das doações, a promotoria também incentiva a adesão de servidores através da fixação de cartazes motivacionais.
De acordo com Angela Maura, da Gerência de Captação do Hemosul, os estoques de sangue, inclusive do tipo O+, o mais comum, estão em situação de emergência. O MPMS incentiva a população a participar da causa, lembrando que doar sangue é um ato simples, que leva cerca de 15 minutos e pode salvar muitas vidas.