Álvaro Rezende/Governo de MS
Delegação de Entre Ríos e da PTP Group é recebida no gabinete da Governadoria
A cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho vai receber um novo porto multifuncional, resultado direto das ações de infraestrutura do Governo de Mato Grosso do Sul e do avanço das obras da Rota Bioceânica. O anúncio foi feito pela delegação argentina da província de Entre Ríos, que visitou o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck nesta quarta-feira (3).
Durante o encontro na Governadoria, foi formalizada a entrega do licenciamento ambiental e da licença de instalação para construção do empreendimento, que terá investimento estimado em R$ 180 milhões. A responsável pelo projeto será a PTP Group, com início das obras previsto para o próximo ano. Com isso, Porto Murtinho deve passar a contar com três portos em operação.
“A gente chama [o porto] de multiuso, então ele vai trabalhar com fertilizantes, grãos e com containers. A hidrovia é uma conexão com a Rota Bioceânica. Então, a gente tem que olhar a Rota e essa potencialidade também da hidrovia”, afirmou Verruck. “É mais um investimento que está vindo para o Estado, em Porto Murtinho, e nessa transição logística que o Mato Grosso do Sul passa.”
Chico Ribeiro/Governo de MS
Rota Bioceânica: MS terá novo porto multifuncional para expansão de ligações comerciais
O novo porto colocará a região em posição estratégica, integrando operações já realizadas pelo PTP Group, considerado o maior operador do rio Paraguai e presente em países como Paraguai, Argentina, Uruguai, Espanha e Brasil.
“A PTP é uma empresa portuária que opera em toda a hidrovia, na Argentina e Uruguai. E agora vai fazer um investimento no Brasil. A hidrovia só funciona se nós tivermos estrutura portuária”, explicou Verruck. Segundo ele, o objetivo é ampliar o fluxo de entrada de mercadorias no país e fortalecer a relação entre Mato Grosso do Sul e Entre Ríos. “A estruturação dessa hidrovia é positiva, e a curto prazo é mais investimento e uma estrutura portuária, de uma empresa já consolidada no âmbito da hidrovia.”
O CEO da PTP Group, Guillermo Misiano, reforçou o impacto econômico esperado. “Todo o circuito passa a ser mais competitivo, mais barato para o produtor, que vai ter a possibilidade de ter melhor preço para seus grãos e comprar os fertilizantes mais barato que com as opções atuais”, disse.
Ponte Bioceânica e acessos seguem em execução
A ponte binacional entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai), peça-chave da Rota Bioceânica, está com obras adiantadas e considerada estratégica para aproximar o Brasil e demais países sul-americanos dos mercados asiáticos via portos chilenos.
No lado brasileiro, segue a construção do acesso que conectará a BR-267 à ponte, empreendimento federal de R$ 472 milhões que inclui uma alça de 13,1 km, contorno rodoviário e um Centro Aduaneiro. O prazo de entrega é de 26 meses.
A principal obra da estrada que ligará o Brasil ao Chile já alcança 80% de execução, com mais de 400 trabalhadores no canteiro. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026. O investimento total é de R$ 575,5 milhões, financiado pela administração paraguaia da Itaipu.
Em Porto Murtinho, o Governo de Mato Grosso do Sul mantém ainda cerca de R$ 80 milhões em obras de infraestrutura, saúde e educação.
“Nós temos duas vertentes de desenvolvimento, a Rota Bioceânica e o rio Paraguai. E esses grandes empresários argentinos estão vendo isso, e olhando que o Mato Grosso do Sul é muito importante nesse cenário nacional juntamente com este novo corredor”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.
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