Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025


Executivo Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025, 13:05 - A | A

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025, 13h:05 - A | A

Semadesc

Governo e entidades reforçam mobilização pela reativação da Malha Oeste

Secretário Jaime Verruck destaca prioridade do projeto e necessidade de relicitação imediata da ferrovia

Elaine Oliveira
Capital News

Mairinco de Pauda/Semadesc

Governo e entidades reforçam mobilização pela reativação da Malha Oeste

Governo do Estado reforça apoio à reativação da Malha Oeste em encontro com entidades

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, recebeu nesta segunda-feira (27) um grupo com 42 entidades favoráveis à reativação da Malha Oeste, ferrovia que liga Mato Grosso do Sul ao estado de São Paulo. O encontro debateu ações e estratégias para viabilizar o retorno da operação ferroviária, considerada essencial para o futuro logístico e sustentável do Estado.

O grupo é formado por representantes de diversos setores, como engenharia, turismo, sociedade civil organizada e Instituto Histórico, todos unidos pela importância da retomada do transporte ferroviário.

Segundo Verruck, o projeto é prioridade do Governo do Estado e integra a pauta estratégica do governador Eduardo Riedel.“A ferrovia Malha Oeste é um projeto prioritário. O Governo do Estado tem trabalhado junto ao Governo Federal para que, diante da ausência de autorização para a repactuação com a concessionária Rumo, seja realizada uma relicitação imediata”, afirmou o secretário.

Mairinco de Pauda/Semadesc

Governo e entidades reforçam mobilização pela reativação da Malha Oeste

Governo do Estado reforça apoio à reativação da Malha Oeste em encontro com entidades

Durante a reunião, o titular da Semadesc apresentou o status atual do processo, que está sob análise do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Transportes. Segundo ele, o projeto demonstra viabilidade técnica e econômica, com volume de carga suficiente para garantir a operação sustentável. "Temos condições de substituir milhares de caminhões por trens, o que representaria um grande avanço em termos de sustentabilidade logística. Cargas como soja e combustíveis já seriam suficientes para assegurar a viabilidade econômica da Malha Oeste”, destacou Verruck.

O secretário também reforçou que o Governo do Estado atua para intensificar o diálogo com o Governo Federal e definir um cronograma concreto para a relicitação.

“Já existem diversos estudos elaborados. Agora, o foco é ajustar essas análises e somar esforços. Esse movimento conjunto com as entidades é essencial para fortalecer a pressão política e garantir que a licitação ocorra o quanto antes”, finalizou.

Mairinco de Pauda/Semadesc

Governo e entidades reforçam mobilização pela reativação da Malha Oeste

Governo do Estado reforça apoio à reativação da Malha Oeste em encontro com entidades

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS