Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Executivo Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 07:05 - A | A

Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 07h:05 - A | A

Regulamentação

Governador Eduardo Riedel regulamenta reposição florestal com novo sistema de compensação

A medida segue exigências federais e estaduais para garantir a preservação ambiental e a compensação da vegetação suprimida

Viviane Freitas
Capital News

O Governo de Mato Grosso do Sul regulamentou a reposição florestal no estado, estabelecendo critérios para a exploração da vegetação nativa e o consumo de matéria-prima florestal. A medida segue exigências federais e estaduais para garantir a preservação ambiental e a compensação da vegetação suprimida.

“É uma lei de 2012, uma obrigação imposta a todo setor produtivo e que não havia sido regulamentada. A gente teve que buscar os caminhos para liquidar esse passivo e, ao mesmo tempo, dar uma diretriz aos setores produtivos, porque é o produtor e a indústria, com a diretriz de investir e utilizar o passivo a favor do meio ambiente”, explicou o governador Eduardo Riedel.

Agência de Notícias

MS regulamenta reposição florestal com novo sistema de compensação

..

Para organizar e facilitar esse processo, o Governo criou o MS Agrodata, um sistema informatizado que permite a negociação de créditos e débitos de reposição florestal. “Essa foi a solução encontrada, através da tecnologia. É uma plataforma onde quem tem o passivo, que é o débito da recomposição florestal, vai poder comprar de quem tem o crédito, numa negociação privada. [...] Se o recurso for para o Governo, ele vai para o fundo do clima, que também é aplicado nas questões ambientais”, destacou Riedel.

O secretário Jaime Verruck reforçou a importância da medida para a modernização da recomposição florestal. “Esta solução conjunta Imasul, Iagro e Semadesc traz uma tranquilidade ao produtor e, mais uma vez, Mato Grosso do Sul consegue modernizar a atividade de recomposição florestal usando a tecnologia e as definições de mercado. Nosso objetivo é fazer reposição florestal, a partir do recurso do Fundo Estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, em áreas degradadas”, afirmou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS