Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 11 de Julho de 2025


Executivo Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 07:26 - A | A

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 07h:26 - A | A

Malha Oeste

Estados se unem para trazer os trens de volta aos trilhos de Mato Grosso do Sul

Líderes estaduais buscam soluções conjuntas para fortalecer os trilhos na região

Viviane Freitas
Capital News

Foto: Roberto Zacarias/Secom-SC

Estados se unem para trazer os trens de volta aos trilhos de MS

 Líderes estaduais buscam soluções conjuntas para fortalecer os trilhos na região

A reativação das ferrovias que ligam Mato Grosso do Sul aos estados do Sul foi pauta da reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada na terça-feira (8), em Florianópolis (SC). O encontro teve como foco a expansão da malha ferroviária, com propostas para recuperação de trechos antigos e criação de novas conexões de transporte de cargas e passageiros.

Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck (Semadesc) destacou a importância da ação conjunta dos estados. “Estamos buscando alternativas para recuperar malhas ferroviárias antigas e promover novas conexões que favoreçam o desenvolvimento regional”, afirmou. Para ele, a união entre os estados é “estratégica para acelerar a pauta junto ao governo federal”.

Durante a reunião, foi debatida a criação de uma comissão técnica interestadual com representantes de cada estado do Codesul. A proposta é que o grupo atue na renovação das concessões ferroviárias e na formulação de planos para modernização do setor. A criação de uma carta de intenções assinada pelos governadores também foi deliberada.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reforçou a urgência da integração ferroviária. “A integração das ferrovias é fundamental para garantir o desenvolvimento contínuo da nossa economia”, disse. Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, alertou que algumas linhas operam com apenas 25% da capacidade e precisam de atenção urgente.

Além dos governadores, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e representantes das secretarias de Infraestrutura e Portos participaram do encontro. A retomada da Ferrosul e a busca por investimentos em logística seguem como prioridades para destravar gargalos e impulsionar o crescimento econômico da região.

Divulgação/MIDR

Leilão levanta R$ 800 milhões para ferrovia Transnordestina

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS