Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025


Executivo Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024, 08:45 - A | A

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024, 08h:45 - A | A

Pesquisa

Diagnóstico de vulnerabilidade social guia políticas públicas em Mato Grosso do Sul

A análise considerou dados coletados em todos os 79 municípios do estado, com informações do CadÚnico e do programa Mais Social

Viviane Freitas
Capital News

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul utiliza um diagnóstico detalhado da população local para promover a inclusão social e reduzir as desigualdades. Esse estudo, publicado em um artigo na revista do Fonseas (Fórum de Secretários de Estado da Assistência Social), é uma ferramenta estratégica para identificar as áreas de vulnerabilidade e as necessidades específicas de cada região. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e garantir que as políticas públicas sejam mais eficazes.

O artigo, assinado pela secretária de Estado da Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, pela Superintendente da Política de Assistência Social, Kamilla Terezinha Florêncio Nunes, e pela coordenadora de Apoio à Gestão do Sistema Único da Assistência Social, Cristina Barros de Miranda, destaca a importância desse diagnóstico para a inclusão social. O estudo foi realizado em parceria com a SID (Superintendência de Inteligência de Dados) e a Segem/Segov (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo).

A análise considerou dados coletados em todos os 79 municípios do estado, com informações do CadÚnico e do programa Mais Social. A partir disso, foi criado o IVS (Índice de Vulnerabilidade Social), uma ferramenta essencial para direcionar as políticas públicas e otimizar os recursos destinados às áreas mais necessitadas. O IVS é dividido em três dimensões principais: infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho.

“A pesquisa de vulnerabilidade social no estado de Mato Grosso do Sul revela uma série de desafios que precisam ser enfrentados pela política de assistência social. A análise dos dados permite identificar áreas prioritárias e desenvolver um planejamento articulado em intersetorialidade com outras políticas públicas para atender às necessidades da população vulnerável. A implementação dessas políticas pode contribuir significativamente para a redução da vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida no estado”, diz trecho do artigo.

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sead, também desenvolve diversos programas sociais, como o Mais Social, Cuidar de Quem Cuida, MS Supera e o Energia Social: Conta de Luz Zero. Alguns desses programas estão passando por recadastramento para garantir que os benefícios cheguem às pessoas mais necessitadas. O Mais Social, em parceria com a Funtrab, oferece qualificação profissional e gera oportunidades de emprego e renda, ajudando a melhorar a vida da população e promovendo a mobilidade social.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS