A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (SRTE-MS) recebeu equipamentos doados pela Receita Federal para fortalecer a fiscalização no campo e o atendimento à população. Foram entregues 20 celulares, 2 drones e 7 computadores MacBook, que haviam sido apreendidos em operações contra o contrabando e descaminho. Esses equipamentos serão utilizados pelas equipes da SRTE-MS, tanto nas áreas rurais quanto na sede e na Sala do Migrante em Campo Grande.
O superintendente adjunto, Wallace Pacheco, destacou a importância dos novos drones para ampliar a fiscalização, especialmente em áreas de difícil acesso, como o Pantanal. Com a doação, a SRTE-MS terá mais segurança e precisão nas operações, evitando colocar os auditores em risco. Atualmente, a superintendência conta com apenas um drone e duas equipes fixas no campo.
Em 2024, a SRTE-MS resgatou 130 trabalhadores em condições análogas à escravidão, em 15 propriedades rurais de 10 municípios de Mato Grosso do Sul. As vítimas eram forçadas a trabalhar em atividades como extração de madeira, produção de carvão e colheita de limão. Em 2023, foram resgatados 87 trabalhadores, incluindo cinco menores de idade. A utilização dos novos equipamentos será essencial para ampliar o alcance das fiscalizações.
O delegado da Receita Federal, Zumilson Custódio da Silva, afirmou que a doação fortalece o Estado e seus serviços essenciais, devolvendo à sociedade materiais que seriam ilegalmente comercializados. Já o delegado-adjunto Henry Tamashiro de Oliveira ressaltou que a doação facilita a modernização das estruturas públicas, além de gerar economia de recursos. O superintendente regional da SRTE-MS, Alexandre Cantero, agradeceu à Receita Federal e reforçou a importância da parceria entre os órgãos públicos para combater violações trabalhistas e melhorar o atendimento à população.