Uma tornozeleira eletrônica rompida foi encontrada na manhã do último domingo (20) no centro de Campo Grande. O equipamento de monitoramento estava entre duas lixeiras na Rua Marechal Rondon com a 13 de Junho e foi localizado por um comerciante, que entregou o item diretamente à Unidade de Monitoração Eletrônica.
Segundo nota da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o indivíduo responsável pela tornozeleira já foi identificado pela Central de Monitoração. O Grupamento de Ações de Fiscalização e Controle da Monitoração Eletrônica (GAFIP) não precisou ser acionado, pois o equipamento foi devolvido pelo próprio comerciante.
Com o rompimento do monitoramento, o descumprimento das regras do regime aberto foi comunicado no processo judicial do apenado. O caso será analisado pelo Poder Judiciário, que poderá adotar medidas adicionais em relação ao detento.
De acordo com balanço da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (UMMVE), entre janeiro e maio deste ano, o GAFIP recuperou 79 tornozeleiras rompidas ou abandonadas em Mato Grosso do Sul, evidenciando o desafio no controle desses dispositivos.