O brasileiro Lenil Pretti Justiniano, apontado como narcotraficante e procurado pela Interpol, foi entregue pela Polícia Boliviana à Polícia Federal na fronteira de Corumbá, na quarta-feira (1º). Ele havia sido preso em Santa Cruz de la Sierra, cidade localizada a cerca de 650 km do Brasil.
Contra Pretti, havia mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira e um alerta vermelho internacional. Segundo informações do Diário Corumbaense, a captura ocorreu em 30 de setembro, durante operação do Gice-Oriente (Grupo de Investigação Criminal Especializado), vinculada ao plano de segurança boliviano “Vizinho Seguro”.
De acordo com o ministro da Bolívia, Roberto Ríos, o brasileiro foi detido após perseguição policial na Avenida Alemanha, em Santa Cruz. No local onde estava escondido, os agentes encontraram documentos de outros foragidos internacionais, além de um veículo e equipamentos eletrônicos.
Após cumpridos os trâmites de extradição, Lenil Pretti foi entregue em Puerto Quijarro, em ação coordenada entre a Polícia Federal, a Interpol e autoridades migratórias dos dois países.