Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Julho de 2025


Polícia Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, 14:24 - A | A

Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, 14h:24 - A | A

Polícia

Hugo Pimenta é preso no aeroporto de Campo Grande

Criminoso estava com passaporte falso

Elaine Oliveira
Capital News

Reprodução/TV Globo

Hugo Pimenta é preso no aeroporto de Campo Grande

Hugo Pimenta foi preso em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

Hugo Pimenta, condenado pela Chacina de Unaí (MG) foi preso na última terça-feira (15) pela Polícia Federal. O homem, que estava foragido há cinco meses, foi preso em Campo Grande (MS).

De acordo com nota da PF, o criminoso estava com um passaporte falso. Ele foi condenado a 96 anos de prisão por participação no assassinato de auditores fiscais do Trabalho e de um motorista em janeiro de 2004, mas teve a pena reduzida após firmar acordo de delação. Em 2015, durante o julgamento, ele admitiu ter participado do crime.

Entenda o caso

Em 28 de janeiro de 2004, os auditores fiscais do Trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira foram assassinados à queima-roupa em uma emboscada na zona rural de Unaí, cidade no noroeste de Minas Gerais. Eles investigavam denúncias de trabalho análogo à escravidão. O episódio ficou conhecido como Chacina de Unaí.

As investigações apontaram os fazendeiros Antério e Norberto Mânica como mandantes do crime. Os irmãos foram condenados a 100 anos de prisão, mas recorreram em liberdade por serem réus primários.

José Alberto de Castro e Hugo Pimenta foram condenados por terem contratado os atiradores.

Em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em Belo Horizonte, determinou a prisão imediata dos mandantes da chacina - os fazendeiros Antério Mânica, que foi prefeito de Unaí, e Norberto Mânica - e de mais dois condenados por terem intermediado a chacina, entre eles Hugo Pimenta.

Antério Mânica entregou-se à Polícia Federal em Brasília após 19 anos do crime. Norberto Mânica é considerado foragido.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS