Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Maio de 2026


Justiça Terça-feira, 10 de Março de 2026, 07:40 - A | A

Terça-feira, 10 de Março de 2026, 07h:40 - A | A

Feminicídio

Interrogatório de réu por feminicídio de jornalista Vanesa Ricarte é adiado em Campo Grande

Depoimento de Caio Nascimento foi remarcado após falta da quebra de sigilo telefônico solicitada no processo

Elaine Oliveira
Capital News

Foi adiado nesta segunda-feira (9) o interrogatório de Caio Nascimento, réu pelo feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte. A segunda audiência de instrução e julgamento ocorreu a portas fechadas na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande.

O crime completou um ano no último dia 12 de fevereiro e teve grande repercussão nacional. Vanessa foi esfaqueada na própria residência, no bairro São Francisco.

A expectativa era de que Caio fosse interrogado ainda durante a audiência, além da oitiva de outras duas pessoas, entre elas um amigo da jornalista. No entanto, o depoimento do réu não ocorreu devido à falta da quebra de sigilo telefônico, necessária para a extração das conversas do WhatsApp do acusado.

Com isso, uma terceira audiência deverá ser marcada para a realização do interrogatório. A nova data dependerá da entrega do relatório final do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Entenda o caso

Vanessa Ricarte era servidora pública no Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS). Ela foi atingida por três facadas na região do tórax e levada em estado gravíssimo para a Santa Casa de Campo Grande, onde morreu.

No dia do crime, Caio teria demonstrado tranquilidade e afirmado que aceitava o fim do relacionamento. Horas depois, atacou a jornalista dentro da residência.

Vanessa havia retornado da delegacia, onde buscava medida protetiva contra o acusado, que ainda não havia sido intimado. Ela foi até a casa acompanhada de um amigo para retirar pertences quando ocorreu o ataque.

Na madrugada do mesmo dia, a jornalista esteve na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para registrar ocorrência por agressão e solicitar proteção.

• Saiba mais sobre o feminicídio de Vanessa Ricarte

O caso ganhou grande repercussão após áudios gravados por Vanessa horas antes de morrer apontarem falhas e possível descaso no atendimento que recebeu ao procurar ajuda na Casa da Mulher Brasileira.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS