A CPI do Consórcio Guaicurus ouve nesta segunda-feira (19), às 14h, o ex-diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno. A oitiva ocorre na Câmara Municipal de Campo Grande e tem como objetivo esclarecer pontos sobre a gestão do transporte coletivo na capital. Janine comandou a agência por mais de sete anos, deixando o cargo em abril de 2024.
“Queremos entender os motivos da precariedade no serviço prestado e as possíveis falhas de fiscalização durante sua gestão”, afirmou um dos integrantes da CPI. A comissão investiga irregularidades e descumprimentos contratuais por parte do Consórcio Guaicurus nos últimos cinco anos.
Na quarta-feira (21), será a vez de Odilon de Oliveira Júnior, ex-diretor da Agereg, prestar esclarecimentos. Ele chefiou a agência reguladora entre abril de 2021 e dezembro de 2024. A CPI já ouviu o atual diretor, José Mário Antunes, que admitiu que “os fiscais da agência não visitam os bairros para avaliar o serviço do consórcio”.
As oitivas seguem até o fim do mês e, em seguida, a comissão iniciará a fase de investigação direta ao consórcio. “Vamos ouvir os gestores e responsáveis pelas empresas, fazer vistorias nos ônibus e realizar auditoria nas tarifas para apurar o uso dos recursos públicos”, declarou o presidente da CPI.