Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 19 de Maio de 2025


Polícia Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 16:01 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 16h:01 - A | A

No vizinho

Paraguai desmantela primeiro laboratório clandestino de metanfetamina do país

Cidadão chinês é preso e autoridades investigam possível rede transnacional

Elaine Oliveira
Capital News

Agentes especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai localizaram nesta segunda-feira (19), em Minga Guazú, cidade na região de fronteira com o Brasil, o primeiro laboratório clandestino de metanfetamina já identificado no país. A operação foi realizada no km 24, lado Acaray, e contou com a participação do promotor Elvio Aguilera, da Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico.

Durante a ação, um cidadão de nacionalidade chinesa foi preso em flagrante. No local, foram apreendidos treze envelopes com substância suspeita de ser metanfetamina, além de precursores químicos e diversos equipamentos de laboratório utilizados na produção da droga sintética, que é conhecida pelo alto potencial de dependência e pelos graves danos à saúde.

Entre os materiais recolhidos, estão ácido sulfúrico, acetona, álcool isopropílico e n-hexano, além de documentação de remessas químicas em nome do acusado. Segundo a Senad, as evidências confirmam a existência de um esquema estruturado e clandestino de produção de metanfetamina.

As autoridades paraguaias agora investigam a possibilidade de envolvimento de redes internacionais no tráfico, tendo em vista a origem estrangeira do preso e os documentos apreendidos. A Senad destacou que o caso pode representar uma nova frente de atuação do narcotráfico na região, e que esforços conjuntos com outros países da região podem ser adotados.

Essa é a primeira vez que um laboratório voltado exclusivamente para a produção de metanfetamina é descoberto no Paraguai, acendendo o alerta para um novo tipo de ameaça no combate às drogas sintéticas na América do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS