Policiais Militares Ambientais capturaram de Miranda (MS) recolheram ontem à tarde uma ave de rapina da espécie Harpia (Harpia Harpyja) ou Gavião-real, no Pantanal. A ave foi encontrada por um fazendeiro, próxima a rodovia BR 262, na altura do Km 627 e estava com uma das asas feridas o que a impossibilitava de voar.
A equipe foi ao local recolheu o animal foi encaminhando ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestre) em Campo Grande para os cuidados necessários. A suspeita é de que a ave tenha sido atropelada.
O gavião-real é uma ave rara e criticamente ameaçada de extinção. A espécie precisa de florestas preservadas com grandes extensões de habitat para caçar e sobreviver. Conhecida também como uiraçu-verdadeiro, a harpia é a ave de rapina mais poderosa do Brasil.
Esta ave possui garras capazes de levantar um carneiro do chão. A harpia tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2 metros e peso entre 4 e 4,5 Kg quando macho e entre 6 e 9 Kg quando fêmea. Tem um assobio longo e estridente e, nas horas quentes do dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos. Alimenta-se de animais de porte médio, como aves, macacos e preguiças.