A equipe do Portal Aves e Notícias pesquisou sobre um pássaro muito comum nas casas de rações e que é criado por centenas de pessoas, principalmente àquelas que gostam de ter em casa uma ou duas aves no máximo e que não se interessam pela criação de um grande plantel. O Manon (Lonchura striata domestica) é um pequeno pássaro doméstico popular da ordem Passeriforme, membro da subfamília Estrildinae. Este pássaro é originário da China.
O Manon possui aproximadamente 11 centímetros de comprimento. Sua coloração varia do preto ao branco, passando pelo marrom e canela. Existem de cores puras (como canela, preto, albino), de penas frisadas, e arlequim, que é branco com marcações pretas. As cores também podem se misturar, formando até mesmo pássaros tricolores.
Origem
Sua origem se deve a uma seleção de criadores japoneses a partir da espécie silvestre chinesa Lonchura striata, que é muito rara hoje em dia. O nome Manon vem da designação francesa, moineau du Japon (pardal do Japão), mas há quem o conheça também por capuchino do Japão.
Características
O manon não apresenta diferenças entre macho e fêmea, a não ser pelo canto discreto que possui o macho. Costumam cuidar muito bem de seus filhotes. Não rejeitam ovos nem filhotes quando há interferências externas, como quando o criador abre seu ninho (que geralmente é uma caixa de madeira com uma tampa em cima). Essa característica os torna muito importantes para a criação de outras aves que não se reproduzem com facilidade em cativeiro, em especial o diamante-de-gould. Os casais de manons são usados como amas-secas para chocar os ovos e cuidar dos filhotes de outras espécies. O tempo de incubação dos ovos varia de 12 a 18 dias.
Por Alessandro Perin, jornalista, criador de canários e colaborador do Aves e Notícias
Mais informações sobre a criação de pássaros você encontra no www.avesenoticias.com.br