Campo Grande Domingo, 26 de Maio de 2024


Internacional Sábado, 11 de Maio de 2013, 12:56 - A | A

Sábado, 11 de Maio de 2013, 12h:56 - A | A

Concentração de gás carbônico na atmosfera é a maior da história

Aliny Mary Dias - Capital News (www.capitalnews.com.br)

As Nações Unidas divulgaram que pela primeira vez na história a concentração de gás carbônico na atmosfera passou das 400 ppm (partes por milhão). A medição não significa que haverá mais problemas ou doenças relacionadas ao gás carbônico.

De acordo com o Painel do Clima das Nações Unidas, a última vez que tanto gás-estufa estava no ar foi há milhões de anos, quando o Ártico não era coberto de gelo, o Saara era coberto por savana e o nível do mar era até 40 metros mais elevado do que hoje.

As estações de monitoramento no topo do vulcão Mauna Loa, no Havaí, são comandadas pelo US National Oceanic and Atmospheric Administration e pelo Instituto de Oceanografia Scripps.

Nas últimas décadas, os cientistas assinalaram que, para evitar um aquecimento excessivo da Terra, esse limite não deveria ser ultrapassado. O resultado de agora demonstra, em um certo sentido, que os esforços para controlar as emissões de carbono provocadas pelo homem estão falhando.

Análises de ar fóssil, que fica preso no gelo, indicam que esse nível de gás carbônico não é visto na Terra a cerca de 3 milhões de anos, desde o Plioceno. Naquela época, a média global de temperaturas era de três a quatro graus mais alta do que hoje e oito graus mais elevada nos polos.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS