Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Internacional Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020, 11:15 - A | A

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020, 11h:15 - A | A

Líbano

Beirute: Mortos chegam a 137 e 300 mil estão desabrigados

Autoridades acreditam que mega explosão foi causada por nitrato de amônio

Flávio Veras
Campo Grande

O ministério da Saúde do Líbano atualizou nesta quinta-feira (6) o balanço de vítimas da explosão que que devastou a zona portuária de Beirute: mais de 137 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridas. Dezenas seguem desaparecidas, de acordo com o porta-voz Rida Moussaoui.

 

Segundo o portal G1, a tragédia de terça-feira (4), provocada segundo as autoridades por um incêndio em um depósito que armazenava uma grande quantidade de nitrato de amônio no porto da capital libanesa, deixou quase 300 mil desabrigados, segundo o governador de Beirute, Marwan Aboud.

 

O ministro da Saúde Pública, Hamad Hassan, disse que o país está sem leitos e não possui o equipamento necessário para tratar os feridos e cuidar de pacientes em estado crítico.

 

O material com potencial explosivo estava armazenado há seis anos sem a segurança necessária. Na quarta-feira (5), responsáveis pela autoridade portuária desde 2014 foram colocadas em prisão domiciliar. Moradores de Beirute acusam o governo de corrupção, negligência e má gestão, de acordo com a BBC.

 

Nesta quinta, as escavadeiras do exército abriram estradas para ter acesso ao porto destruído. O país está sob estado de emergência.

 

(*) Com informações do G1.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS