Sexta-feira, 30 de Maio de 2008, 15h:16 -
A
|
A
Vila Almeida também terá uma Unidade de Pronto Atendimento
Da Redação
Mais uma região de Campo Grande contará com uma Unidade de Pronto Atendimento Médico nos moldes da que foi construída no bairro Coronel Antonino. O prefeito Nelson Trad Filho assinou, em solenidade realizada na noite dessa quinta-feira (29.05), a ordem de serviço para construção da UPA da Vila Almeida. O projeto está orçado em três milhões de reais, dos quais R$ 1,8 milhão são fruto de emenda do Orçamento da União, apresentada pelo deputado federal Antonio Cruz. O restante será aplicado pelo Município.
“Esta unidade foi planejada para comportar o crescimento desta região pelos próximos 15 anos, com possibilidade de ampliações sem que seja necessário derrubar paredes”, informou o secretário municipal de Saúde Pública, Luiz Henrique Mandetta durante a solenidade. Segundo ele, quando estiver em plena capacidade, a UPA terá condições de atender entre 150 mil e 200 mil usuários por mês. “Com a experiência da UPA do Coronel Antonino, não teremos aqui alguns problemas já detectados”, garantiu o titular da Sesau.
Instalada numa área de mais de 18 mil metros quadrados, a UPA da Vila Almeida terá mais de 2.200 m² de construção, contando com nove consultórios e dezenas de salas para vários tipos de procedimentos, além de serviços como Raio-X, ultrassom e gabinete odontológico. A previsão da empreiteira vencedora do certame licitatório é de que o projeto seja concluído em 10 meses.
“Esta é a filosofia que estamos implantando na nossa rede de saúde, adequando as unidades 24 horas para prestar um atendimento de urgência e emergência de qualidade e, desta forma, melhorar o fluxo de encaminhamentos para os hospitais”, discorreu o prefeito Nelson Trad Filho a respeito da atuação que deve ter as Unidades de Pronto Atendimento. Em seu discurso, Nelsinho agradeceu o empenho do deputado Antonio Cruz na aprovação da emenda e da Câmara Municipal, na agilidade para aprovar a desafetação da área onde a UPA será construída.
Na mesma solenidade, foi entregue oficialmente mais um odontomóvel (gabinete odontológico montado em um ônibus) para atender alunos de centros de educação infantil. Desde que foi criado, em 2006,m o projeto já atendeu cerca de quatro mil crianças, efetuando neste período mais de três mil tratamentos completados. Além de servidores da Sesau, o evento teve a presença do deputado federal Antonio Cruz e dos vereadores Alcides Bernal, Gilmar Olarte vê Vanderlei Cabeludo. A UPA da Vila Almeida receberá o nome do médico Alessandro Martins, falecido em 2006. (fonte: Da Assessoria da Pref. de CG/MS)